História do Colégio São José

image
Estudantes na década de 40

O Colégio São José foi fundado no dia 04 de junho de 1935 pelo Revmo. Padre Basiliano Josafat João Roga, OSBM, com a vinda dos imigrante ucranianos para o Brasil em 1896, abriu-se então um novo horizonte de trabalho para os Padres Basilianos. A Colonização Ucraniana crescia intensamente e, no ano de 1934 já somavam 50 Colônias nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Na mesma proporção crescia a necessidade de assistência Espiritual, Cultural e Educacional.

No ano de 1931 foi fundado o Noviciado dos Padres da Ordem de São Basílio Magno (Padres Basilianos) e aos poucos foi surgindo a necessidade de preparar candidatos para o Noviciado. Alimentados por esta necessidade no dia 04 de junho de 1935 foi fundado o Seminário São José. Inicialmente foi fixado um programa escolar com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ucraniano, Geografia e Matemática.

image
Colégio São José

Aos poucos passou-se a estruturar os demais cursos e como crescia a procura no ano de 1981, com a implantação da Lei nº 5.692/71, o Seminário São José passou a denominar-se Escola São José - Ensino de 1º Grau, autorizado pela Resolução 1.294/82 DOE 12/05/1982. No ano de 1985, a então Escola São José passa a ministrar o curso de 2º Grau, autorizado pela Resolução nº 4.675/86 DOE 31/10/86.

A partir de então a Escola recebe a denominação de Colégio São José - Ensino de 1º e 2º Graus, que atualmente denomina-se Ensino Fundamental e Médio. No ano de 1996 o Colégio mantém o Ensino Médio e pede a cessação gradativa do Ensino Fundamental segundo as resoluções acima citadas, sendo que no ano 2000, quando deveria encerrar a 8ª Série do Ensino Fundamental, pede a prorrogação de funcionamento pelo protocolo nº 4.053,114-9 – de 17/12/1999, tendo funcionado durante os ano de 2001 e 2002. Após o encerramento do ano letivo de 2002, foi novamente pedida a cessação da 8ª série, passando a funcionar apenas o Ensino Médio.

A partir de 2006, novamente foi implantado o Ensino Fundamental gradativo, funcionando 5ª e 6ª séries em 2006 a 7ª e 8ª séries foram implantadas em 2007.

Até o ano de 2008 o Colégio mantinha o internato masculino, onde alunos do interior do município e também de outras localidades vinham para estudar, apenas em feriados prolongados e durante as férias é que retornavam aos seus lares. O Colégio era também destinado àqueles que estavam se preparando para seguir o sacerdócio. Após terminarem o ensino médio, os educandos eram encaminhados para os Seminários onde seriam preparados para cursarem as faculdades de Filosofia e Teologia até completarem a sua formação de Sacerdotes.

No final do ano de 2008, a comunidade dos Padres Basilianos decidiu transferir o internato para a cidade de Ivaí onde existe um Seminário da mesma congregação e melhores condições para o trabalho com alunos que realmente estão se preparando para o sacerdócio.

A partir de 2009 o Colégio São José passou a atender apenas alunos externos de ambos os sexos, classe econômica média/baixa, sendo que alguns alunos provém da zona rural, outros da sede do município. Há também alunos de outras localidades que residem em casa de familiares ou mesmo em imóveis alugados, para poderem frequentar a escola.

Em 2010 o Colégio São José implantou o Ensino Fundamental de nove anos e Educação Infantil, onde se faz do aprender uma aventura contagiante, com espaços amplos e adaptados para a faixa etária dos pequenos alunos que começam aqui escrever grande parte de seu futuro que será promissor.

No período noturno o Colégio mantém parceria com Curso Pré-vestibular Pró Master da vizinha cidade de Ponta Grossa, permitindo que os jovens desta comunidade possam se preparar para a Faculdade sem a necessidade de se deslocarem para as cidades vizinhas em busca de cursinhos como vinha acontecendo até então.

O Colégio São José orgulha-se dos alunos que tem formado ao longo destes anos. Por aqui passaram jovens que hoje se destacam como Sacerdotes, Bispos, Médicos, Engenheiros, Arquitetos, Dentistas, centenas de Professores e vários Políticos, bem como outros profissionais liberais destacando-se o ex-secretário da Presidência da República – Sr. Zenik Krawctschuk - que atualmente está na Embaixada do Brasil na Holanda e ainda outros tantos nas mais variadas profissões ocupando importantes cargos não apenas na Sociedade Prudentopolitana, como em todo o País e também no exterior.

image

Colégio São José

Rua Cândido de Abreu, 1636
Caixa Postal, 02
84400-000 Prudentópolis - PR

telefone

Contato

Tel: (42) 3446-2212

Email: secretaria@csaojose.com